sexta-feira, 15 de outubro de 2010

MTV ( Music Television)


MTV ( Music Television) é um canal de televisão a cabo norte-americano sediado em Nova Iorque. Com uma programação originalmente dedicada totalmente a videoclipes de diferentes gêneros musicais, conduzidos por apresentadores conhecidos como VJs (video jockeys),[1] a emissora gradualmente reduziu a quantidade de música transmitida, e passou a produzir uma variedade de reality shows e programas de televisão relacionados à cultura pop, que têm como alvo o público formado por adolescentes e jovens.

A rede foi fundada em 1 de agosto de 1981 como uma operação da MTV Networks, com investimentos de empresas como a Warner Communications e a American Express. Logo após foi comprada pela Viacom, tornando-se uma subsidiária desta empresa. A combinação de videoclipes da MTV, VJs cheios de juventude, comentários irreverentes, promoção de concertos de rock, notícias e documentários sobre bandas marcaram a popularidade do canal com jovens espectadores, e tornou-se uma promotora líder na divulgação de novas músicas e músicos de rock.

Desde a sua estreia, a MTV revolucionou a indústria musical. Slogans como "I want my MTV" ("Eu quero minha MTV") infiltraram-se no modo de pensar da sociedade. O conceito do VJ popularizou-se, e artistas e fãs encontraram um ponto de encontro para eventos musicais, notícias, e promoção. A MTV também já foi referenciada muitas vezes por músicos, canais de televisão, filmes e livros. A sua opção por passar uma programação recheada de reality-shows em detrimento de videoclipes, tem sido contestada frequentemente, o que demonstra a grande influência que o canal tem no público.


História

A MTV Brasil é resultado de um joint venture entre a MTV Networks, subsidiária da Viacom, e a TVA, subsidiária do Grupo Abril. No ar desde 1990, é o maior canal de música do Brasil, exibindo sua programação via TV aberta (em algumas poucas capitais) e via TV por assinatura (na maioria do país).

Origem

Em 1989, a TV Abril (atual Abril Radiodifusão) e a MTV Networks firmaram um acordo para a criação da MTV Brasil. A MTV teria sua sede no prédio da antiga Rede Tupi, que tinha ótima localização devido a sua antena, e ocuparia o canal 32 (também chamado de TV Abril) em São Paulo e teria no Rio de Janeiro uma afiliada, a TV Corcovado. A MTV foi o primeiro canal UHF e estéreo do Brasil, e tinha modernos equipamentos de transmissão. Outras redes foram sondadas para abrigarem a MTV como a Gazeta e Manchete.


1990-1999

No dia 20 de outubro de 1990 ás 12:00, a MTV entrou no ar. O canal inicialmente iria transmitir 14 horas de programação do meio-dia ás duas da madrugada. O primeiro clipe exibido foi Garota de Ipanema cantado por Marina Lima e apresentado pela VJ Cuca Lazarotto.

Durante os anos 90, a filial brasileira da MTV tinha programação predominantemente musical e importando muito conteúdo estrangeiro da matriz norte-americana.

Em 6 de Setembro de 1990, a MTV Brasil realizou a primeira transmissão do Video Music Awards, que é exibido até hoje, antes da MTV realizar a retransmissão, quem exibia a cerimônia era a Rede Bandeirantes.

Alguns VJs de grande sucesso apareceram nesse período como João Gordo, Astrid Fontenelle, Cuca Lazarotto, Adriane Galisteu e Zeca Camargo.

Em 1995, foi realizado o primeiro MTV Brasil Video Music Awards, atual Video Music Brasil (VMB), foi realizado no Memorial da América Latina em São Paulo e contou com apresentação de Marisa Orth.

Em 1999, entra no ar o programa Hermes e Renato, que durou 10 anos na emissora.

...

0 comentários:

Postar um comentário